Os Princípios Básicos de Noticias de Hoje



Um grupo de traficantes do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, fez um morador de refém na tarde desta segunda-feira (26), dentro de uma casa na comunidade Baixa do Sapateiro. Os criminosos abriram uma 'live' na internet para filmar a situação e negociar a rendição com policiais durante operação na favela.

A negociação começou por volta das 12h. Em nota, a Polícia Militar não confirmou a presença do refém.

Pelo menos cinco pessoas morreram e 19 foram presas na manhã desta segunda-feira (26) durante um confronto entre policiais e traficantes no Complexo da Maré, na Zona Norte. Moradores e motoristas ficaram na linha de tiro, e as principais vias expressas do Rio fecharam. Policiais foram conter uma tentativa de invasão.

Desde as primeiras horas da manhã, moradores relatavam intensos tiroteios em diferentes pontos da comunidade, impedindo muitos de sair para trabalhar. Ao menos 35 escolas, 4 postos de saúde e a Cidade Universitária da UFRJ não abriram.

A PM afirma que as cinco mortes são de criminosos em confronto.

“Na ação, houve 19 presos, apreensão de quatro fuzis, uma pistola, uma réplica de arma de pressão/ar comprimido, uma granada, aproximadamente uma tonelada de maconha e 50 pés de maconha, 48 frascos de lança-perfume e 20 carros e motocicletas roubados recuperados”, detalhou a PM.

Homem registrou outros motoristas abaixados ao lado de mureta em busca de proteção na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/ TV Globo
Homem registrou outros motoristas abaixados ao lado de mureta em busca de proteção na Linha Vermelha — Foto: Reprodução/ TV Globo

Operação de emergência
Segundo o governo do estado, foi uma operação de emergência depois que órgãos de inteligência identificaram uma tentativa de invasão a uma outra comunidade na Maré, dominada por uma facção rival.

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e a Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core), as forças de elite da PM e da Polícia Civil do RJ, mobilizaram 180 homens, blindados e helicópteros.

A Globo realiza nesta terça-feira (27), após a novela “Pantanal”, o debate entre quatro candidatos ao governo do Rio de Janeiro, mediado pelo jornalista César Tralli. O debate será transmitido ao vivo pela TV Globo, pela GloboNews e pelo g1 (a transmissão no g1 será neste link).

Após o Saiba Mais Aqui debate, a equipe do Fato ou Fake, do g1, irá publicar a checagem do que é falso ou verdadeiro em declarações dadas pelos candidatos.

Participam do evento os candidatos Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Paulo Ganime (NOVO) e Rodrigo Neves (PDT).

Seguindo a Lei Eleitoral, foram convidados os candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional de, no mínimo, cinco parlamentares, e sem impedimento na Justiça, seja eleitoral ou comum.

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por sorteio em reunião na presença de representantes dos partidos. Da esquerda para a direita, estarão Freixo, Castro, Ganime e Neves.

LEIA TAMBÉM:

Debate para governador no RJ: acompanhe ao vivo
Propostas dos políticos: ferramenta reúne promessas de candidatos
Quem eu escolho? Ferramenta reúne candidatos
Jogo Eleitoral: ferramenta ajuda o eleitor a entender o que pensam
O debate será dividido em quatro blocos:

Primeiro e terceiro blocos: terão temas livres;
Segundo e quarto blocos: terão temas determinados;
No quarto bloco, os candidatos farão as considerações finais.

As perguntas, em ordem sorteada previamente, serão feitas sempre de candidato para candidato. O candidato pergunta para um adversário de sua livre escolha, entre os que ainda não tiverem respondido naquele bloco.

No bloco de temas determinados, a mecânica é a mesma, com o mediador sorteando em uma urna, antes das perguntas, o tema que deverá ser abordado.

Os candidatos terão 30 segundos para fazer as perguntas e um minuto para a réplica, enquanto o candidato que responde terá dois minutos e 30 segundos, que poderá dividir como quiser, entre a resposta e a tréplica.

Se alguém faltar, o lugar destinado ao postulante ausente ficará vazio, com uma placa com o nome dele.

Apenas na primeira rodada de temas livres, um dos candidatos presentes poderá dizer ao público a pergunta que faria ao ausente. Relatada a pergunta, ele deverá escolher um dos candidatos presentes para fazer outra pergunta. A partir desse ponto, seguem-se as regras já descritas.

Um jovem de 24 anos foi morto a facadas no bairro Bom Pastor, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, no domingo (25).

A vítima é Iago de Almeida Castro. Segundo Tatiana, mãe de Iago, o crime teria sido comedido pela companheira do filho.

Tatiana contou que o filho e a companheira viviam brigando e, no domingo, discutiram novamente. Segundo ela, o filho teria sido esfaqueado ao tentar terminar o relacionamento.

Uma vizinha teria ouvido a briga e chamou a mãe de Iago, que o levou para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas ele não resistiu.


Iago de Almeida de Castro — Foto: Reprodução/Redes sociais
Iago de Almeida de Castro — Foto: Reprodução/Redes sociais

Ainda segundo a mãe, a companheira teria sido agredida por moradores e depois fugido, mas foi presa em seguida.

O caso foi registrado na 54ª DP (Belford Roxo).

O corpo de Iago será enterrado às 11h desta terça-feira (27) no Cemitério de Olinda.

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15